Quem é
Ariella Wanner?

Sou a pedagoga idealizadora do Caminho do Meio, em formação na abordagem Cognitivo Comportamental na Infância e na Adolescência, e em Saúde Integrativa do Sono Infantil. Além de contar com diversos cursos de extensão e aperfeiçoamento na área de Neurociência na Infância.

Eu pessoalmente crio todas as aulas, materiais, conteúdos e ilustrações associados ao Caminho do meio, costurando um o conhecimento baseado na neurociência do desenvolvimento das crianças e adolescentes, e em teorias da filosofia, psicologia, pedagogia e antropologia.

Estudiosa da área da educação desde 2014, atuo como professora desde 2016, quando pude colocar em prática aquilo que a teoria me trouxe. Isso me permitiu ver de perto que o aprendizado é influenciado pelo ambiente, pela subjetividade e por questões sociais. Então mergulhei de cabeça para compreender como o cérebro aprende, para que possamos facilitar esse processo.

Já trabalhei ativamente com crianças e nos últimos anos aprimorei minha didática para adultos na escola Surya, ministrando cursos voltados para formação profissional na área da saúde. Essa experiência fez com que eu desenvolvesse minha didática, pois foi necessário me adaptar aos mais diversos públicos, com diferentes níveis de instrução, para de fato ensinar tudo que eles precisariam aprender em sua nova profissão.

Também trabalhei como coordenadora pedagógica nessa instituição, implementando ajustes na metodologia de ensino, visando auxiliar os demais professores da escola a compartilharem seus saberes, usando recursos que melhor envolvessem os alunos.

Meus pais também foram professores nessa escola e cresci ouvindo que um bom professor "fala a língua" do aprendiz. É nossa responsabilidade nos fazer entender.

Na graduação em pedagogia confirmei isso. Os saberes são construídos sempre com base no que o aluno já conhece. Nosso cérebro está pré-programado para procurar lógica, e quando não encontra, os pensamentos se dispersam. Alguém que se dispõe a ensinar algo a uma criança, seja o pai, a mãe ou a professora, precisa se conectar com ela e fazê-la se sentir protagonista do processo de aprendizagem.

A pedagogia me fascina, pois compreender como o cérebro aprende é apaixonante. Você já pensou sobre o que contribui e o que atrapalha na aquisição de conhecimentos? Como criar uma linha de raciocínio que as crianças possam compreender?

O ponto chave é que, não é só português e matemática que se aprende na infância... as crianças aprendem todas as habilidades, sejam elas sociais, motoras, verbais, cognitivas ou comportamentais! Eu escolhi a área do desenvolvimento infantojuvenil para aprofundar meus estudos e aprimorar a arte de difundir esse conhecimento!

A proposta do Caminho do Meio é encontrar um caminho mais equilibrado para trilhar, longe dos extremos, com mais reflexão, conexão e evolução. Sair do "piloto automático" e viver com mais consciência, pensando em como construir o futuro que desejamos viver. Minha proposta é ajudar cada família a construir seu próprio Caminho do Meio.

O grande diferencial desta instituição de ensino, é acreditar que para transformar o futuro, precisamos transformar o presente. Olhar para dentro, compreender nossas fragilidades, valorizar nossas qualidades, ter consciência da nossa responsabilidade em fazer do hoje, um dia melhor. Para que então, possamos saborear os frutos das nossas ações quando, de fato, a vida florescer.

Eu mesma idealizei e desenhei a logo do Caminho do meio com três elementos: um sol, uma lua e uma árvore. Isso para simbolizar diversos ciclos de dia e noite que uma árvore precisa para crescer. Todo crescimento leva tempo e precisa de condições adequadas. A mudança da noite para o dia é praticamente imperceptível, mas na sequência de muitos ciclos, com constância e paciência, há transformação.

Mais de 70 mil pessoas estão conosco buscando um Caminho do Meio na educação dos seus filhos!